marlon

Polícia Civil cria núcleo para recuperar bens e enfraquecer o crime organizado

O objetivo é gerenciar e dar uma destinação eficiente aos bens apreendidos de criminosos

Por Roberta Martins em 07/11/2024 às 14:58:18

(Foto: Divulgação/PCMS)

Foi publicado nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial do Estado a criação do Núcleo de Recuperação de Ativos (NURAT), que integrará a estrutura da Delegacia Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. A portaria foi assinada pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, que nomeou o delegado Carlos Delano Gehring Leandro de Souza para liderar o novo núcleo.

Segundo o Delegado-Geral, a criação do NURAT atende uma demanda do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da SEJUSP/MS. O objetivo é gerenciar e dar uma destinação eficiente aos bens apreendidos de criminosos, fortalecendo a capacidade investigativa da Polícia Civil e desestabilizando financeiramente o crime organizado.

A formação do NURAT também marca a adesão da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul à Rede Nacional de Recuperação de Ativos (RECUPERA), uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A RECUPERA promove a identificação, apreensão, administração e destinação de ativos ligados a infrações penais, incentivando o compartilhamento de práticas e metodologias de investigação entre as Polícias Civis e a Polícia Federal.

Entre as justificativas para a criação do NURAT, destaca-se a necessidade de otimizar o uso dos bens apreendidos e sob custódia da Polícia Civil, garantindo que esses ativos tenham uma destinação adequada e contribuam para o combate ao crime no estado.

Fonte: Diário Digital

Comunicar erro
comitiva

Comentários

comitiva