No próximo sábado (2), Dia de Finados, a tecnologia vai ajudar os visitantes a localizarem os túmulos nos três cemitérios públicos de Campo Grande. A expectativa é de que os locais recebam 30 mil pessoas, que vão homenagear os entes queridos.
O uso do recurso digital é uma novidade. No Santo Antônio, por exemplo, a ferramenta já está em placas e material impresso. "Uma das grandes dificuldades que a gente tem, não só no Dia de Finados, é a localização. Por isso, criamos o QR Code onde a pessoa aponta o celular e vai dar acesso ao programa de controle de sepultamento do município. Se ela colocar o nome completo do ente querido, vai conseguir localizar quadra e lote do túmulo", afirma Denise Lima de Oliveira, gerente de cemitérios públicos da Capital.
Depois, num gabarito impresso, verifica a "planta" do cemitério. O pedido é para que os visitantes levem água para hidratação, diante do forte calor. "A gente tem orientado as pessoas a trazerem água. Porque é muito calor e difícil atender uma demanda tão grande. A ideia é que você venha fazer suas homenagens, mas já traga a sua garrafinha de água para se hidratar", afirma Denise.
"Venha fazer homenagens, mas já traga a sua garrafinha de água", orienta Denise. (Foto: Marcos Maluf)
Por meio de parceria com a Águas Guariroba, serão instalados bebedouros nos cemitérios. No Santo Antônio, estão sepultadas 16.013 pessoas. No Santo Amaro, são 49.081 túmulos e, no São Sebastião, conhecido como Cruzeiro, são 33.834 túmulos.
O horário da abertura dos cemitérios será às 7h e fechamento às 17h, com duas missas programadas em cada local: uma pela manhã (8h) e outra à tarde (15h).
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Guarda Civil Metropolitana terão efetivo reforçado.
Fonte: CAMPO GRANDE NEWS