Campo Grande começou, nesta terça-feira (29), os testes de ônibus que funciona com GNV (Gás Natural Veicular). A ação é realizada através de parceria entre a prefeitura, o governo do Estado, a MSGás e o Consórcio Guaicurus.
O objetivo é melhorar a eficiência do transporte e diminuir consideravelmente as emissões de poluentes, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros, além de beneficiar o meio ambiente.
Como parte das ações voltadas para promover a mobilidade urbana sustentável em Campo Grande, os testes com o ônibus terão início em breve e ocorrerão em rotas previamente definidas na cidade.
Durante esse período, serão analisados indicadores de eficiência e a viabilidade do uso do Gás Natural Veicular como uma alternativa ao diesel, levando em conta características específicas como distâncias, clima e condições do solo.
O modelo K 280 IB 4×2 da Scania é projetado para acomodar até 44 passageiros, incluindo aqueles com deficiência. Ele vem com ar-condicionado e transmissão automática, o que garante uma experiência de viagem mais agradável e confortável, ao mesmo tempo em que cria um ambiente mais tranquilo para os usuários. Esse mesmo modelo já foi submetido a uma série de testes em cidades como São Paulo, Curitiba e Recife.
O transporte coletivo passará por acompanhamento em diversas trajetórias, possibilitando uma avaliação detalhada de seu funcionamento em diversas situações. Profissionais especializados examinarão as informações reunidas para verificar a viabilidade financeira, técnica e ambiental da iniciativa.
"Ao iniciarmos os testes do ônibus movido a Gás Natural, estamos dando um passo significativo em direção à inovação e à sustentabilidade no transporte público de Campo Grande. [...] Estamos liderando o Centro-Oeste com esta tecnologia, que não só melhora a qualidade do transporte, mas também garante um futuro mais sustentável para nossa cidade. Esperamos que esses testes tragam resultados positivos e que possamos expandir essa iniciativa, beneficiando nossa população com um transporte mais moderno e confortável", destaca a prefeita Adriane Lopes (PP).
"Esse ônibus vai reduzir em 90% a emissão de gases de efeito estufa em Campo Grande, além de outros benefícios, como maior comodidade para o passageiro viajar nos vários trajetos. Além disso, essa ação também faz parte da política do governador Eduardo Riedel, que é tornar Mato Grosso do Sul, um Estado carbono zero até 2030", enfatiza a CEO da MSGás, Cristiane Schmidt.
O ônibus será monitorado em várias rotas, permitindo uma análise abrangente de seu desempenho sob diferentes condições. Especialistas avaliarão os dados coletados para determinar a viabilidade econômica, técnica e ambiental do projeto. "
O nosso objetivo é sempre entregar o melhor para Campo Grande. Estamos atentos às questões ambientais e sabemos que a transição para tecnologias mais limpas é um passo fundamental para o futuro da mobilidade urbana", afirma Paulo Vitor Oliveira, diretor de operações do Consórcio Guaicurus.
O trajeto será iniciado pela linha 082 – Aero Rancho – Shopping. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) explica que a escolha desse itinerário levou em consideração os dois terminais de atendimento e as vias sem obstáculos, projetadas para corredores do transporte coletivo.
Fonte: Topmidianews