O grande momento para diversos estudantes está mais próximo: a primeira fase do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova será aplicada no próximo domingo (3), reunindo mais de 65 mil inscritos em Mato Grosso do Sul.
A prova é o principal caminho de egressos para estudantes do ensino superior, seja para instituições privadas ou públicas, com base na nota de desempenho dos candidatos.
Sendo assim, a avaliação é exigente e tem várias regras de segurança, como prazo para chegada, proibições de equipamentos eletrônicos em local de prova e material de papelaria.
Para facilitar, o Jornal Midiamax preparou um guia com as principais orientações sobre o que levar, questões exigidas, regras e locais da prova.
Por ser uma prova de longa duração e concentração, comer para repor as energias pode ajudar o candidato no desempenho. É liberado comer dentro da sala da aplicação do Enem, contudo, opte por alimentos de fácil manuseio, por exemplo, frutas, sanduíches, chocolate ou suco.
Também são considerados documentos válidos para identificação do participante:
Já para o participante estrangeiro, é obrigatória a apresentação de um dos documentos de identificação oficial e original com foto, por exemplo:
Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo chefe de sala, ao ingressar na sala de provas:
Mais de 65 mil estudantes do Estado estão inscritos para o Enem. Entre eles, 17.784 alunos são de escolas públicas. Em Campo Grande, estão confirmados 27.312 estudantes, sendo 7.172 de escolas públicas. Esta é a cidade com maior número de estudantes no certame.
Depois, as cidades com maior número de inscritos são Dourados (6.506 estudantes), Três Lagoas (3.425), Corumbá (2.904) e Ponta Porã (2.532). Já as cidades com menor número de inscritos são Bodoquena, com 170 inscritos, e Porto Murtinho, com 159 inscritos.
A principal dica para evitar virar meme na internet pelos virais "atrasados do Enem" é chegar cedo. Os portões abrem às 11h e fecham às 12h (horários de Mato Grosso do Sul).
Pontualmente, o início da prova será às 12h30 e término às 18h. Há adicional de 1h para o término da prova aos últimos participantes e mais 1h para os participantes da videoprova em Libras.
Às 12h, começam os procedimentos de identificação realizados na sala de provas. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala de provas. Entretanto, os candidatos só podem deixar o local de prova a partir das 14h30 (horário de MS).
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio).
O documento já pode ser consultado por meio da Página do Participante e traz, entre outras informações, o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar se o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
Caso o inscrito não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gob.br, digitar o CPF e clicar em "Avançar". Depois, selecionar a opção "Esqueci minha Senha".
A avaliação do primeiro dia será composta por questões de múltipla escolha e a redação:
Já no segundo dia, no dia 10 de novembro, serão:
Segundo o cronograma do Enem, os gabaritos das provas serão divulgados pelo Inep no dia 20 de novembro de 2024, na página do Instituto.
Já a nota de cada aluno será disponibilizada no dia 13 de janeiro de 2025 na página do participante.
Fonte: Mídiamax