marlon

Segundo turno tem disputa acirrada entre Adriane Lopes e Rose Modesto

Levantamento Paraná Pesquisas/Correio do Estado ouviu 800 eleitores entre os dias 20 e 23 no município

Por DANIEL PEDRA em 24/10/2024 às 13:16:37

Atual prefeita, Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição, e a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil) - Foto: Gerson Oliveira e Paulo Ribas

O segundo levantamento Paraná Pesquisas/Correio do Estado para o segundo turno das eleições municipais em Campo Grande mostra um confronto acirrado entre a atual prefeita, Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição, e a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil).

No cenário estimulado, ou seja, quando são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, Adriane Lopes aparece na frente, com 47,8% das intenções de voto. No levantamento anterior, publicado no dia 14, o porcentual foi 48%.

Já a candidata Rose Modesto alcançou 42,3% neste levantamento. No anterior, o porcentual foi de 41,6%.

Além disso, os entrevistados que falaram que votarão em branco ou anularão o voto somaram 6,4%, ante o porcentual de 6,7% do primeiro levantamento. Aqueles que não sabem ou não responderam totalizaram 3,6%. Anteriormente, o porcentual foi de 3,7%.

Fonte: Paraná Pesquisas

A pesquisa foi registrada sob o nº MS-06183/2024 e realizada entre os dias 20 e 23 junto a 800 entrevistados com 16 anos ou mais. A amostragem representa um grau de confiança de 95% e margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

ESPONTÂNEA

No cenário espontâneo, ou seja, quando não são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, as candidatas Adriane Lopes e Rose Modesto estão tecnicamente empatadas, considerando a margem de erro de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

A atual prefeita somou 34,4% das intenções de votos, ante o porcentual de 34,9% da pesquisa anterior. Já a ex-deputada federal alcançou 31,9% neste levantamento, enquanto no anterior o porcentual foi de 29,9%.

Além disso, 0,4% dos entrevistados citaram outros nomes. Anteriormente, esse porcentual foi de 0,3%. Já 27,4% dos entrevistados não sabem ou não responderam, porcentual que foi de 28,9% no levantamento anterior, e 6% falaram que votarão em nenhuma delas, em branco ou anularão o voto. No primeiro levantamento, o porcentual foi de 6,1%.

Fonte: Paraná Pesquisas

VOTOS VÁLIDOS

O Paraná Pesquisas/Correio do Estado também fez o levantamento estimulado apenas com os votos válidos, ou seja, quando são excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Nesse cenário, Adriane Lopes está na liderança, com 53,1%, enquanto Rose Modesto chegou a 46,9%.

QUEM GANHA

O Paraná Pesquisas/Correio do Estado ainda perguntou aos 800 entrevistados sobre quem ganhará as eleições neste segundo turno, independentemente dos seus respectivos votos. O nome de Adriane Lopes foi citado por 47% dos entrevistados e o de Rose Modesto, por 38%, além de 15% que não sabem ou não responderam.

REJEIÇÃO

No quesito rejeição estimulada, o Paraná Pesquisas/Correio do Estado também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum, e os porcentuais deram empate técnico, considerando a margem de erro de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Para 41,1% dos entrevistados, eles não votariam de jeito nenhum em Rose Modesto. Na pesquisa anterior, o porcentual foi de 37,6%. Já 38% falaram que não votariam de jeito nenhum em Adriane Lopes. Na pesquisa anterior, o porcentual foi de 32,1%.
Além disso, 18% dos entrevistados falaram que poderiam votar nas duas, enquanto 5,1% não sabem ou não responderam. Ambas as perguntas não constavam no levantamento anterior.

Fonte: Paraná Pesquisas

Saiba: As entrevistas foram conduzidas por uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente qualificados pelo Instituto Paraná Pesquisas, todos com experiência e treinamento específico em pesquisas de opinião pública. O controle do processo foi realizado por meio de um software de coleta de dados com geolocalização, garantindo que as entrevistas sejam feitas nos locais corretos. Além disso, o software tem bloqueios automáticos que interrompem a coleta quando uma cota demográfica ou geográfica é atingida.

Fonte: Correio do Estado

Comunicar erro
comitiva

Comentários

comitiva