marlon

Calor extremo em MS: meteorologia prevê tempestades para quarta-feira

Até amanhã, todos os municípios do estado podem registrar temperaturas de até 44°C. O tempo começa a mudar somente na quarta-feira (9), quando são previstas chuvas acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h

Por JOÃO GABRIEL VILALBA em 07/10/2024 às 16:09:44

Inmet alerta calor acima dos 40ºC em diversas cidades de MS - Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

A segunda-feira (7) começou sob alerta vermelho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), de perigo para baixa umidade em todos os 79 municípios do Estado. Segundo dados meteorologicos do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), as próximas 24 horas são de altas temperaturas que poderão atingir entre 38ºC até 44ºC, aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, variando entre 7% a 30%.

Após um domingo de eleição extremamente quente, com temperaturas recordes em todas as regiões do estado, algumas cidades, como Coxim e Nhumirim, registraram temperaturas acima dos 43°C, segundo dados do Inmet.

Nhumirim 43,3°C
Coxim 43,1,°C
Corumbá- 42,7ºC
Aquidauana- 42,2ºC
Miranda- 42,2ºC
Águia Clara- 41,4ºC
Porto Murtinho 41,2ºC
Sonora 40,8ºC

Sem chuva até amanhã

Conforme informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), o calor deve permanecer até amanhã (8), devido a um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco em Mato Grosso do Sul.

O destaque para as próximas 24 horas são as altas temperaturas, que podem variar entre 38°C e 44°C, aliadas a baixos índices de umidade relativa do ar, entre 7% e 30%.

Ainda de acordo com dados meteorológicos da Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), devido ao forte calor, o instituto recomenda que a população se hidrate frequentemente, evite a exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidifique os ambientes.

Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, favorecem a ocorrência de incêndios florestais.

Por isso, o instituto recomenda que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois trata-se de crime ambiental. No entanto, entre a tarde e a noite de terça-feira (08/10), a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao intenso transporte de calor e umidade, deverá favorecer o aumento de nebulosidade, com chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.


E a chuva?

A chuva deve aparecer somente na quarta-feira (9), devido ao aumento de nebulosidade e à probabilidade de precipitações mais significativas, com acumulados acima de 30 mm em 24 horas.

O instituto alerta a população sobre os riscos de tempestades com rajadas de vento e eventual queda de granizo. Essa situação meteorológica ocorre devido ao intenso transporte de calor e umidade, aliado à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica. Além disso, a aproximação de uma frente fria e o deslocamento de cavados favorecem a formação de instabilidades em Mato Grosso do Sul.

A partir de quarta-feira (9), o clima ficará mais agradável, com temperaturas mais amenas. São previstas mínimas entre 19°C e 23°C e máximas de 24°C a 31°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneiras e sudoeste, esperam-se mínimas entre 22°C e 27°C, com máximas entre 27°C e 36°C.

Nas regiões do Bolsão e Norte, são esperadas mínimas entre 22°C e 25°C e máximas entre 34°C e 36°C. Em Campo Grande, as mínimas ficarão entre 23°C e 25°C, e as máximas entre 28°C e 33°C.

Nesses dias, são esperadas rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.

Fonte: Correio do Estado

Comunicar erro
comitiva

Comentários

comitiva