A Casa da Saúde tem novo endereço em Campo Grande (MS) e começa atender nesta quarta-feira, 21 de Agosto. Agora, ela funciona no coração da Capital, na Rua Dom Aquino, nº 1.789, quase esquina com a Rui Barbosa. A inauguração foi realizada nesta terça-feira, dia 20 de Agosto, com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB).
A nova unidade que se chama Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz fica a três quadras da Praça Ary Coelho, um dos maiores pontos de PegFácil de ônibus da Capital, o que facilita o acesso para os usuários, e também é próximo da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul). O serviço de saúde atende cerca de 400 pessoas diariamente.
O atendimento ao público ocorrerá em horário normal, das 7 horas às 16 horas, com distribuição de senhas para atendimento das 7 horas às 15h30. Para atendimento de protocolo (primeiro cadastro), as senhas são distribuídas das 7 horas às 10 horas, período matutino, e das 13 horas às 15 horas, no período vespertino.
"É um espaço absolutamente central, com muita disponibilidade de transporte público, de estacionamento para veículos. As pessoas podem sair daqui e ter acesso a diferentes pontos de deslocamento. É um espaço confortável, de fácil acesso e que vem se modernizando", disse o governador.
A mudança de endereço também acompanha uma outra novidade que é um novo formato no atendimento, oferecendo mais agilidade, pois o mesmo servidor que dará assistência ao paciente já fará também a entrega dos medicamentos.
Desde setembro de 2023, a Casa da Saúde esteve em um local provisório no Centro de Convenções Albano Franco.
Atendimentos - Atualmente, 34.687 pacientes ativos em Mato Grosso do Sul recebem medicação por meio da Casa da Saúde. Destes, 10.269 recebem medicamentos via o "Programa Remédio em Casa", criado em 2022. Todos os meses, cerca de 12 mil entregas de medicamentos são feitas na porta de casa e de graça para moradores de Mato Grosso do Sul.
Para fazer parte do programa é preciso preencher um termo de adesão. O cadastro é feito em unidades de saúde no caso dos moradores do interior e na Casa da Saúde para quem vive na capital. Vale destacar que o programa não entrega medicamentos controlados que dependem de receita médica a cada retirada, por isso o foco nos remédios voltados ao controle de doenças crônicas.
Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz - Desde outubro de 2019, a Casa da Saúde passou a se chamar Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz, em homenagem ao médico cirurgião Carlos Alberto Jurgielewicz, que atuou na Capital de Mato Grosso do Sul desde 1979 até a seu falecimento em fevereiro de 2015.
Antes de sua morte, o profissional chegou a ser homenageado pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS) por seus 50 anos de profissão, durante celebração em 2006.