De 1º de janeiro a 14 de agosto deste ano, a PMA (Polícia Militar Ambiental) aplicou o total de R$ 9,6 milhões em multas a propriedades rurais localizadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul, onde houve registro de queimadas sem autorização e incêndios.
A soma foi divulgada na manhã de hoje (15), em boletim transmitido em vídeo pelo governo estadual.
Uma das propriedades está localizada na Serra do Amolar. O nome desse e dos outros locais e a identificação dos responsáveis, não foi informado pela PMA.
Culpados - Foram registradas 34 ocorrências no período, apenas no Pantanal de Corumbá. Houve 28 vistorias em fazendas.
Viatura da PMA vistoria fazenda em Corumbá, onde fogo começou por acidente, durante pesquisa (Foto: Reprodução/MPMS)
Nas primeiras ocorrências, não foram identificados possíveis culpados. Já nas 28 propriedades vistoriadas, a assessoria de imprensa da Polícia explica que há um trabalho de investigação sendo feito junto ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) quanto a elas, que poderá gerar responsabilização.
"É um trabalho difícil porque o fogo se alastrou de uma forma genérica. É por isso que esse trabalho é feito com cautela", destacou a assessoria.
Um processo administrativo é aberto para tratar de cada um dos casos. Os proprietários multados terão direito à defesa e poderão recorrer da multa aplicada.
Fonte: CAMPO GRANDE NEWS