Área plantada com milho em propriedade rural; cultivo encerrou-se em MS. (Foto: Divulgação)
Técnicos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estão em campo nesta semana para coletar as informações que deverão compor o 9º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024. A pesquisa será realizada em todos os estados produtores, com saídas de campo em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Bahia, Tocantins, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Piauí e Maranhão.
O levantamento também é feito remotamente, junto a agentes colaboradores ligados ao setor em cada estado, como produtores, cooperativas, entidades de assistência técnica, públicas e privadas, empresas de venda de insumos, comercialização, entre outros. Além das pesquisas subjetivas, a Conab utiliza o georreferenciamento das lavouras para auxiliar nas análises de produtividade e dimensionar a área.
Neste levantamento, monitora-se as principais culturas, pois as lavouras de primeira safra estão quase todas colhidas, mas a Conab observa os resultados finais desses grãos. Em Mato Grosso do Sul a colheita da soja já está oficialmente encerrada. As lavouras de segunda safra iniciam a fase final do ciclo, com algumas entrando em colheita. Por fim, as culturas de terceira safra e inverno estão com a semeadura e definição de áreas sendo estabelecidas neste momento.
No caso do Rio Grande do Sul, a Conab está monitorando as condições das lavouras no estado de forma remota, contatando agentes colaboradores e também com o auxílio do georreferenciamento para estimar a safra na região. Os números atualizados do 9º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, com o resultado da produção em todo o país, serão divulgados no dia 13 de junho.
Milho do Rally
Nesta quarta-feira, 22 de maio, a partir das 16h (MS), o Rally da Safra apresentará as estimativas para a 2ª safra de milho 2024 no Brasil. Em pauta, as perspectivas de produção, área plantada e produtividade média em cada uma das principais regiões produtoras do país.
Área plantada de milho é monitorado por equipe técnica da Aprosoja-MS. (Foto: Divulgação)
Uso e ocupação do solo
Entre os dias 6 e 10 de maio, a equipe técnica da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) percorreu 8,5 mil quilômetros para a realização do levantamento de Uso e Ocupação de Solo da segunda safra 2023/2024.
O presidente da Aprosoja-MS, Jorge Michelc, destaca que este trabalho é único no Brasil e subsidia o tanto o Poder Público quanto a iniciativa privada, por meio de dados para o fomento de políticas agrícolas e indicadores para a tomada de decisão de investimentos. "Com os mapas, podemos ter uma visão ampla sobre a aptidão agrícola de cada região e real necessidade de cada local", afirma Michelc.
No levantamento de Uso e Ocupação de Solo da segunda safra 2022/2023, a Aprosoja-MS referenciou 23,1 mil pontos de GPS, em 25,4 mil quilômetros.
* Com informações da Conab e da Aprosoja-MS
Fonte: CAMPO GRANDE NEWS