comitiva

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de idiomas

571 vagas para cursos presenciais de Espanhol, Inglês e Libras, com ingresso no 2º semestre, em oito municípios

Por Laura Cação em 14/05/2024 às 13:30:37

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições na seleção para cursos gratuitos de Espanhol, Inglês e Libras ofertados pelo Centro de Idiomas (Cenid) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com ingresso no 2º semestre. As inscrições devem ser feitas até 10 de junho, pela Página do Candidato.
devem ser feitas até 10 de junho, pela Página do Candidato.

Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC), para turmas de níveis básico e intermediário, com aulas presenciais nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.

São ofertadas, 571 vagas, sendo 140 para novas turmas e 431 vagas para turmas em andamento. Do total, 75% das vagas são destinadas a estudantes e servidores do IFMS, e as demais para o público externo.

No ato da inscrição, os interessados precisam informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e indicar a opção por um dos cursos com vagas ofertadas.

É necessário que o candidato fique atento ao nível do curso em que irá se inscrever. Aqueles que não têm conhecimento algum da língua ofertada, deverão inscrever-se na turma Básico - Nível I, caso haja vagas disponíveis.

Os candidatos às vagas das turmas em andamento deverão fazer o teste de nivelamento, a fim de avaliar conhecimentos e o nível de proficiência, e para definir o nível a que concorrerão no sorteio eletrônico.

O nivelamento será realizado de forma on-line, no Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem e Gerenciamento de Cursos), em dia e horário que serão divulgados na Central de Seleção.

A aprovação no teste de nivelamento não garante a convocação. Isso porque além de comprovar conhecimentos prévios na língua, o candidato deverá ser selecionado pelo sorteio, dentro do número de vagas disponibilizadas na turma.

A previsão é que no dia 12 de junho sejam divulgadas a relação preliminar das inscrições homologadas e a convocação para o teste de nivelamento.

Entre os dias 14 e 21 de junho, serão realizados os testes de nivelamento on-line, com o resultado previsto para o dia 28, juntamente à relação preliminar de candidatos aptos ao sorteio.

O sorteio eletrônico será realizado no dia 4 de julho, com o resultado preliminar previsto para o dia seguinte.

A classificação final do processo seletivo e a divulgação da 1ª chamada serão publicadas no dia 10 de julho.

Para o curso de Espanhol, o livro indicado é Nuevo Ven 1 para a primeira etapa e Nuevo Ven 2 para a segunda etapa, da Editora Edelsa. Já o curso de Inglês prevê o livro Interchange 1, 5th Edition, para a primeira etapa; e Interchange 2, 5th Edition, para a segunda etapa, ambos da Cambridge University Press.

Já para o curso de Libras, o livro indicado é "LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda", de autoria de Audrei Gesser, publicado pela Editora Parábola no ano de 2009.

Fonte: Diário Digital

Comunicar erro
no

Comentários

comitiva