marlon

Apenas 25 municípios de MS conseguem recursos adicionais do programa 'Valor Aluno'

Audiência pública proposta pelo deputado estadual Junior Mochi identificou problemas nas políticas educacionais em MS

Por Carla Andréa em 13/03/2025 às 13:02:30

Reprodução/ALEMS

Uma audiência pública debateu temas fundamentais para a educação estadual: o VAAR (Valor Aluno Ano Resultado) e a regulamentação do uso de celulares nas escolas, na tarde desta quarta-feira (12), na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

A reunião, intitulada "Caminhos para a consagração do direito à educação com garantia de aprendizagem: A questão dos celulares e os critérios do VAAR", foi proposta pelo deputado Junior Mochi (MDB) e reuniu autoridades, secretários municipais de Educação e especialistas da área.

O objetivo do evento foi discutir as condições para que os municípios possam acessar o VAAR, uma complementação da União ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

A audiência também abordou a regulamentação da Lei Federal 15.100/2025, que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets, nas escolas, algo que, segundo Mochi, ainda depende da regulamentação pelos municípios.

"Temos 54 novos secretários municipais, e é fundamental que discutam a regulamentação em seus municípios. O Estado já regulamentou, agora falta que os municípios o façam", disse. Ele também enfatizou que é essencial que os gestores municipais conheçam o VAAR para adotar medidas que melhorem a educação e, assim, possam acessar o recurso.

O VAAR destina-se a municípios que atendem a cinco condicionantes: escolha democrática dos gestores escolares, participação mínima de 80% dos estudantes nos exames nacionais de avaliação, redução das desigualdades educacionais, colaboração entre Estado e município, e alinhamento aos referenciais curriculares da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especialmente na área de Computação.

No entanto, Mato Grosso do Sul ainda não conseguiu acessar o recurso, uma vez que não cumpriu integralmente as condicionantes, principalmente as relacionadas à participação dos alunos nas avaliações e à redução das desigualdades educacionais.

A secretária municipal de Itaquiraí, Silvia Patrícia Freire, também representante da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), alertou que a quantidade de municípios contemplados pelo VAAR diminuiu.

Em 2024, 34 municípios receberam o recurso, enquanto em 2025 apenas 25 o receberam, o que representa apenas 31% dos municípios do estado. "Esses dados são preocupantes e indicam a necessidade de mais atenção e esforço para que mais municípios possam acessar esse recurso", destacou.

Ao final da audiência, Mochi sugeriu a realização de seminários regionais para levar essa discussão aos municípios. "Vamos elaborar um relatório dessa audiência e promover seminários regionais com a participação de todas as entidades aqui presentes", afirmou.

Fonte: Topmidianews

Comunicar erro
comitiva

Comentários

comitiva