marlon

STJ dá ordem para Google apagar vídeo ofensivo em escala global

Empresa terá que apagar vídeo ofensivo no mundo todo por ordem da Justiça brasileira

Por Vinícius Santos em 27/11/2024 às 12:22:22

(Foto: Reprodução/Internet)

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que ordens judiciais do Brasil para retirar conteúdos ofensivos da internet podem ter efeito em outros países. A decisão considera o alcance global da internet e foi tomada após análise de um recurso da Google Brasil.

O caso envolvia um conteúdo considerado difamatório postado no YouTube, que já havia sido removido no Brasil, mas ainda estava acessível em países como Alemanha e Colômbia. O STJ entendeu que a ordem global não viola a soberania de outros países, desde que não haja conflitos concretos entre as leis.

A ministra Nancy Andrighi, relatora do processo, disse que a medida busca garantir mais proteção às vítimas, já que a internet não tem fronteiras. A decisão reforça que o Brasil pode aplicar suas leis em casos de conteúdos prejudiciais, mesmo quando publicados fora do território nacional.

Essa tendência acompanha esforços de outros países para resolver problemas ligados à internet de maneira mais eficaz. O acórdão pode ser acessado no processo REsp 2.147.711.

com informações do STJ

Fonte: JD1

Comunicar erro
comitiva

Comentários

comitiva